Jovens empreendedores serão desafiados a criar um negócio social para melhorar a educação do País

09/05/2014 - ESPM Social Business Challenge, 16 e 17 de maio, premiará 2 projetos com notebooks e a incubação do negócio por seis meses. Com o objetivo de introduzir para as novas gerações o espírito empreendedor do negócio social, a ESPM-SP promove, nos dias 16 e 17 de maio, sexta e sábado, um workshop diferente. Durante dois dias, 200 jovens alunos do ensino médio e da graduação, 100 em cada estágio, de escolas públicas e privadas, terão a oportunidade de criar um projeto em prol da melhoria na educação brasileira. A abertura do ESPM Social Business Challenge, às 15h. Em seguida, os jovens empreendedores terão acesso a um diagnóstico educacional por Flávia Goulart, gerente de projetos da Fundação Lemann. Flávia é bacharel e mestre em direito pela USP e mestre em administração de empresas, com foco em estratégia e modelos de decisão, pela Duke University. Após este panorama, serão apresentados três negócios sociais em educação para inspirar a nova geração. Maurício Turra, professor e coordenador do Yunus ESPM Social Business Centre, explica quais os fundamentos teóricos do negócio social. Em seguida, Rose Mary Almeida Lopes, coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e professores da ESPM ensinam como utilizar diferentes técnicas para gerar novas ideais e estruturar novos negócios. Após tomarem conhecimento do contexto socioeconômico da educação no Brasil, terem acesso a casos inspiradores, compreenderem a diferença de um negócio social e um empreendimento que apenas vise lucro, se apropriarem de ferramentas modernas para a criação do projeto os jovens formaram grupos. Os participantes serão organizados em duas categorias: estudantes de ensino médio e cursinhos e estudantes de graduação. No sábado, segundo dia de workshop, os jovens farão reuniões de trabalho apoiados por mentores/orientadores visando estruturar e aperfeiçoar seu modelo de negócio. Estes serão os mentores do ESPM Social Business Challenge: Marcus Nakagawa professor da graduação e da pós-graduação da ESPM, diretor presidente da Abraps - Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade; Erick Sachetto Krulikowski é sócio diretor da iSetor; professor convidado do MBA de Bens Culturais da FGV. Tem mais de 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios nas áreas da cultura, educação e saúde, com ênfase em planejamento estratégico, administração financeira, captação de recursos e desenvolvimento institucional; João Gabriel Chebante Santos é formado em administração com ênfase em marketing na ESPM, com especialização em modelagem de negócios pela mesma faculdade e gestão de marcas (Branding) pela FGV. Nove anos de experiência em marketing - inteligência de mercado e gestão de marcas, como profissional ou consultor de empresas como Recaro, Colgate, Henkel, BankBoston e Braskem (Odebrecht); Fernando Correa Grisi é tem MBA em gestão e mpresarial pela ESPM e é mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP. É empreendedor há 15 anos e há 10 anos se envolve com educação para o Empreendedorismo é pesquisador do Núcleo de Estudos do Futuro - NEF PUC SP. É Co-fundador da Cultura Empreendedora - programa de formação de Empreendedores e Lideres; Camila Infanger Almeida é formada em Economia e Política. Possui certificação internacional em negócios sociais. É voluntária em projetos relacionados à educação, inclusão social desde 2008; Isabela Menezes é arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, cursou Educação Gaia, curso baseado em um currículo criado pelo consórcio internacional de educadores conhecidos como GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que há 11 anos desenvolvem currículos e cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis. Hoje atua com o desenvolvimento de projetos de educação para sustentabilidade e responsabilidade social pela Ofici na da Sustentabilidade (www.oficinadasustentabilidade.com.br); Thomas Eckschmidt é engenheiro civil formado na USP, executive MBA na BSP, diplomado em agricultura ecológica pelo Instituto Latinoamericano de Ciências e Agribusiness em Harvard. Trabalhou 9 anos nos Estado Unidos em uma consultoria de capital de giro e saiu como VP de Operações, quando voltou ao Brasil para criar uma empresa de rastreabilidade de alimentos; Monica Picavea é jornalista, pós graduada em marketing pela Faculdade Católica de Adminsitração de Empresas - FAE - Paraná, com mestrado em Negócios pela Baldwin Wallace - Ohio - USA. Com passagem em diversas empresas de comunicação e marketing, há 8 anos vem desempenhando cargos de diretoria em Organizações do Terceiro Setor. Cursou Design em Sustentabilidade pelo Gaia Education na Escócia, e hoje atua com o desenvolv imento de estratégias intersetoriais de desenvolvimento social; Jô Mainardi é consultora em relações públicas com 20 anos de experiência em planejamento estratégico, assessoria de imprensa, gestão de eventos, investimento cultural e criação e gestão de programas de relacionamento com públicos estratégicos. Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ trabalha há 17 anos como professora de cursos superiores de Relações Públicas, inicialmente no Rio Grande do Sul e atualmente em São Paulo; Sérgio Luciano é graduado em Logística pela Veris IBTA, pós graduado em Administração de Empresas pela FGV, master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, formado em Liderança pelo Intento e Instituto A Dream for the World, Guerreiro Sem Armas, formado em Empreendedorismo Social, pelo Instituto Elos; Vinicius Gholmie é graduado em Ciências Econômias pelo Ibmec São Paulo (atual Insper), especializado em Derivativos no CME Group (Chicago Mercantile Exchange). Atuou no mercado financeiro por mais de 7 anos, sendo gestor responsável por 26 fundos exclusivos de ações do wealth management que somavam R$ 680milhões, na Votorantim Asset Management, e membro do comitê estratégico de produtos estruturados; Augusto Júnior César é formado em processos gerenciais pela FGV, especialização na Fundação Dom Cabral no Programa Liderando Amanhã, fundador do Universitários Acima da Média; Paula Calil é administradora pela EAESP/FGV e mestre em Semiótica pela FFLCH/USP, foi consultora pela FGV Consult, professora do Programa FGV/PEC, tendo atuado também como Administradora Hospitalar em três hospitais. É professora na ESPM da disciplina de planejamento de marketing, nos cursos de Comunicação, Administração e Jornalismo. Foi orientadora de grupos de alunos consultores na ESPM Social, por 4 anos, e desde 2010 é Coordenadora de Gestão e Relacionamento da Incubadora de Negócios da ESPM/SP. Orienta TCCs (Trabalho de conclusão de curso) desde 2007; Amanda Soldani é economista formada pelo Insper (Ibmec-SP), participou de diversas iniciativas universitárias, começando como pesquisadora de Ética e Sustentabilidade no Projeto Tombo. Posteriormente, participou de iniciativas como SIFE Insper, Embaixadores Choice e TEDxTombo. Com o objetivo de trabalhar com novos modelos de negócios, entrou para a equipe do CDI Lan, em 2011. A banca que selecionará os dois projetos vencedores será composta por: Marcelo Nakagawa, diretor de empreendedorismo da FIAP, além de atuar como professor de empreendedorismo e inovação nas principais escolas de negócio do País. É membro do conselho da Artemísia Negócios Sociais e da Anjos do Brasil, mentor do Instituto Empreendedor Endeavor, , pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Gestão Tecnológica e Inovação da USP, doutor em Engenharia de Produção (POLI/USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC/SP) e graduado em Administração de Empresas; Tania Kulb é especialista em análise de negócios, há 27 anos desenvolve projetos de marketing, comunicação e gestão de planejamento estratégico para diferentes empresas líderes do setor de comunicação, sempre com foco em inteligência de mercado e crescimento sustentável. Formada na ESPM, foi presidente para a América Latina da TBWA/Chiat/Day em Nova York, Diretora de Marketing da McDonalds Brasil e vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes - ABA. Sua atuação no terceiro setor tem sido marcada pelo fomento ao empreendedorismo social e pela participação ativa como conselheira de organizações como Instituto Ronald McDonalds, Casa do Zezinho e SFK Brasil; Rodrigo Biajoni é associado para desenvolvimento de empresas na NESsT Brasil (catalisadora de negócios sociais), onde é responsável por ampliar o suporte para as atividades desta organização no País. Anteriormente, trabalhou como conselheiro PwC México, foi RP na Meta Consultoria & Comunicação e também foi responsável pela Comunicação e Marketing no Instituto Noos. Participou como voluntário na AIESEC. Raphael Martinez é economista pela PUC-SP, durante a graduação foi diretor local da AIESEC-PUC, responsável por relações externas e parcerias, atuando próximo a diversas ONGs e grandes empresas, trabalhou com trade marketing no setor de higiene e bem-estar e atualmente faz parte da equipe de aceleração da ARTEMISIA, apoiando empreendedores que desejam mudar o Brasil através de negócios de alto impacto social; Sean Lindy líder do programa da Aceleratech Americano, fluente em Português, graduado em Marketing e com MBA pela University of Illinois. Trabalhou na Whirpool Corporation entre os EUA e Brasil, onde lançou a marca KitchenAid na América Latina. Tem passagem por startups nos EUA e tem ampla de experiência em negócios, incluindo marketing, finanças, estratégia e inovação. Recentemente, tornou-se sócio-fundador de uma empresa de desenvolvimento habitacional para a baixa renda; Ana Flávia Castro é gestora do Programa Iniciativas Empreendedoras do Inspirare, instituto que busca inspirar inovações em políticas públicas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil. Por 6 anos, atuou na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Citigroup no Brasil, onde foi responsável pelos investimentos sociais nas áreas de empreendedorismo, micro finanças e educação financeira. Em 2011, assumiu a gerência do Instituto Redecard, que investe em empreendedorismo social. Mais recentemente ingressou no Inspirare, atuando no fomento e apoio a negócios sociais em educação. Graduada em Comunicação Social, pela Fundação Cásper Líbero, com MBA em Marketing pela ESPM/SP e especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela FIA/USP, em 2009, desenvolveu um estudo pela Universidade de Queensland (Austrália) sobre iniciativas inclusivas e boas práticas de instituições financeiras no Brasil e na Austrália. Após as apresentações pelas equipes, os jurados escolhem os vencedores e fazem a premiação. Os dois melhores projetos serão premiados com um notebook cada um e a chance de incubar seu negócio por seis meses na incubadora da ESPM. As inscrições podem ser realizadas pelo endereço www.espm.br/businesschallenge. Dos alunos de escolas particulares será cobrada uma taxa de R$ 100,00, os de ensino médio, de escolas públicas, serão isentos desta taxa e, aqueles que tiverem feito inscrição para o vestibular da ESPM terão um desconto de 50%. Sobre a ESPM Neste período, a Escola tornou-se uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do País, com cursos que vão da graduação - Administração, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão - ao doutorado, e tendo como missão oferecer programas de formação e aperfeiçoamento profissional de qualidade em benefício da sociedade. Informações para a imprensa: SPGA CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO Regina Lima regina.lima@spga.com.br Tel. (11) 3078-1161 Cel. (11) 9-9993-9933 Nextel (11) 9-4726-1757 *111*56330 Fábio Chaves Fabio.chaves@spga.com.br Tel. (11) 3078-1161 Cel. (11) 9-9616-4456 Nextel (11) 9-4726-1755 *111*116601 Gislaine Felipe gislaine.felipe@spga.com.br Tel. (11) 3078-1161 Cel. (11) 9-5359-1299 Nextel (11) 9-4726-1754 111*116602
Fonte: Maxpress - SP


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