Como a automação cria oportunidades para profissionais de segurança

Durante o Gartner Security and Risk Management Summit, realizado nos Estados Unidos nesta semana, Katell Thielemann, vice-presidente de pesquisa da Gartner, explicou o impacto da automação para a segurança e análise de riscos. Segundo dados revelados pela consultoria, a previsão é de que, até 2021, 17% das receitas das empresas sejam dedicadas a soluções digitais.

Para os profissionais de segurança e gerenciamento de riscos, esse número revela que os negócios estão cada vez mais empenhados na adoção de inovações tecnológicas, mas muitas vezes sem se dar conta das possíveis vulnerabilidades que acompanham o processo. Essas mudanças trazem, inevitavelmente, maior dependência do uso e armazenamento de dados, criando espaço para ações maliciosas e colocando a privacidade das empresas em risco.

Nos próximos dois anos, a expectativa é de que metade das grandes indústrias passe a utilizar alguma forma de tecnologia emergente, que também precisará ser protegida. Dessa forma, as demandas da transformação digital fazem nascer novos desafios para os profissionais de segurança, que devem passar a desempenhar funções mais amplas, desde consultorias estratégicas até avaliação de ameaças e gerenciamento de produtos.

De acordo com os analistas, nesse cenário, as três principais áreas que merecem atenção quando se pensa em automação são a de gestão de identidades, dados e desenvolvimento de novos produtos ou serviços: As tecnologias de gestão de identidades são a base de todos os outros controles de segurança, principalmente com a tendência de aumento do uso de serviços baseados em nuvem.

Já os dados são considerados verdadeiros tesouros das organizações e precisam ser compartilhados e protegidos, tornando necessário grande empenho dos profissionais para garantir sua privacidade. Por fim, a criação e adoção de produtos e serviços inovadores levam as organizações a novos processos de adaptação, que também merecem cautela e um olhar apurado para evitar falhas de segurança. Juntos, esses três setores representam oportunidades importantes para os líderes de segurança e análise de riscos.



Fonte: https://cio.com.br/como-a-automacao-cria-oportunidades-para-profissionais-de-seguranca/


Comentários da notícia