5 gráficos que comprovam o crescimento digital da China

A China é a segunda maior economia do mundo, e isto não é novidade para ninguém. Entretanto, quando se fala em pagamentos digitais e adoção de internet em dispositivos móveis, o país asiático costuma tomar o primeiro lugar dos rankings mundiais.

A LianLian Pay é quarta maior empresa de meios de pagamento na China, e tem escritório em São Paulo. Marcelo Pegoraro, General Manager da fintech no Brasil, apresentou dados sobre o setor no China Innovation Day, evento da StartSe que ocorre nesta terça-feira (18). Com gráficos, o executivo comprova e explica o rápido crescimento digital do país asiático:

1- Penetração da internet em dispositivos móveis


Entre 2011 e 2018, dobraram os chineses com acesso à internet por meio de um smartphone. Mais de 800 milhões de pessoas - ou quatro vezes a população do Brasil - está conectada o dia inteiro à rede. Este volume, por si só, cria um ambiente propício para o crescimento de soluções nativas do mundo digital, como é o caso dos pagamentos.

2- Alipay e WeChat Pay: os principais players


Neste mercado altamente conectado, duas empresas conseguiram se destacar e trazer para seus ecossistemas digitais 85% do mercado. Hoje, demais negócios que queiram vender produtos e soluções online se integram às plataformas de pagamentos Alipay e WeChat para alcançar novos consumidores.

3- LianLian Pay: a relevância do quarto lugar


A LianLian Pay fica em quarto lugar no setor de meios de pagamentos na China. Diante de um mercado amplamente dominado pelos dois maiores players, a fintech ainda assim consegue ter uma grande relevância e, portanto, receita. Para isto, diversificou sua estratégia para o B2B e transferências entre países. No ano passado, a empresa processou US$ 150 bilhões em pagamentos. “Desde 2014, temos um crescimento superior a 500% ao ano”, revela Marcelo Pegoraro.

4- Dia dos Solteiros vs Black Friday


A Black Friday é conhecida amplamente no ocidente como um dia em que o consumo aumenta por conta das grandes promoções antes do natal. Todo ano, surgem vídeos de multidões brigando por espaço para entrar em shopping centers nos EUA e aproveitar os descontos. Na China, porém, o Dia dos Solteiros acontece totalmente no mundo digital, e tem um volume de compras muito superior ao Black Friday.

5- Unicórnios


A ampla penetração da internet móvel, o crescente poder aquisitivo, a rápida e alta adoção de novas soluções digitais e a facilidade em meios de pagamento criam o ecossistema ideal para o desenvolvimento de startups de tecnologia. Por este motivo, a China já superou os EUA em unicórnios (startups com valor de mercado superior a US$ 200 bilhões).


Fonte: https://www.startse.com/noticia/ecossistema/65824/5-graficos-que-comprovam-o-crescimento-digital-da-china


Comentários da notícia