UNIVEM concede Título Honoris Causa a Diretor da Universidade Aberta de Portugal

O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, mantido pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, concedeu o Título de Professor Honoris Causa, ao Diretor de Pesquisa, Catedrático da Universidade Aberta de Lisboa, Portugal, Prof. Dr. Adérito Fernandes Marcos.

O evento foi realizado no auditório Shunji Nishimura e contou com a presença da comunidade acadêmica, membros do Conselho Universitário (Consu), autoridades e convidados.

Em março deste ano, o UNIVEM e a Universidade Aberta de Portugal, firmaram acordo de cooperação nas áreas da educação, pesquisa científica e tecnológica.

Segundo destacou o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, além da inserção internacional da instituição no cenário europeu, o acordo irá possibilitará que os alunos, professores e pesquisadores do UNIVEM realizem atividades de ensino, pesquisa e inovação em cooperação com pesquisadores da universidade de Portugal. "Ao conferirmos esse título, reconhecemos a importância, não apenas dessa parceria, mas, principalmente, da qualidade intelectual e da contribuição do catedrático para nossa academia”, frisou o Reitor.

Responsável pelas ações do acordo de cooperação pelo UNIVEM, o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional, Prof. Dr. Elvis Fusco, destacou a importância da atuação em redes de cooperação e de intercâmbio científico, tecnológico e cultural com instituições congêneres nacionais e internacionais como um diferencial do Centro Universitário. “Não é possível mais pensarmos na instituição de forma regional. Hoje, o conceito de informação é globalizado. Esse acordo internacional com a Universidade Aberta de Portugal demonstra, novamente, o protagonismo de atuação do UNIVEM no cenário da educação superior no País”, concluiu Elvis Fusco.

Para a Pró-reitora de Graduação do UNIVEM, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, a parceria com a Universidade Aberta de Portal irá agregar, ainda mais, conhecimento e possibilidade aos alunos do UNIVEM. “Vamos oferecer para Marília e região cursos de graduação, mestrado e doutorado em parceria com a Universidade Aberta ampliando a validade do diploma desses alunos para mercado europeu", salientou.

A convite do UNIVEM, o homenageado, Prof. Dr. Adérito Fernandes Marcos, visitou, na última semana, todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo, mantido pela instituição, bem como as ações realizadas em parceria com o poder público e empresas de Marília e região. Segundo ele, um mecanismo importante para o fortalecimento das pesquisas e para o desenvolvimento de novas tecnologias. “Sinto-me orgulhoso de receber esse título, e principalmente, de perceber o quanto a realidade implantada no UNIVEM está alinhada com os propósitos da Universidade Aberta de Portugal que tem como foco a investigação científica”, agradeceu.


Fonte: https://www.univem.edu.br/noticias/univem-concede-titulo-honoris-causa-a-diretor-da-universidade-aberta-de-portugal


Comentários da notícia