Professores possuem repertório vasto no uso de tecnologias, diz relatório

06/05/2014 - Docentes de 600 escolas públicas e 200 particulares foram escolhidos para mostrar tendências do uso da tecnologia no processo de ensino Levantamento parcial realizado pela QMágico Glossário, startup que oferece gratuitamente videoaulas com conteúdos do ensino fundamental e médio, mostra que docentes possuem um repertório vasto quanto às possíveis abordagens na sala de aula prevendo a utilização de ferramentas tecnológicas. A informação tem origem no processo de elaboração do relatório Tendências da Vida Virtual na Educação (TVVE). Por meio de dados coletados a partir das ações de professores que são usuários do QMágico Glossário será possível checar as práticas que dão certo ou errado nas salas de aula de escolas públicas e privadas. Nesta primeira etapa do relatório, apenas escolas convidadas podem participar. No total, docentes de 800 instituições –600 públicas e 200 particulares– foram escolhidos para demonstrar as tendências da utilização da tecnologia associada ao ensino. Cada instituição selecionada escolheu três professores que irão usar uma ferramenta de diagnóstico gratuitamente por três meses. O aparelho registrará as sequências didáticas, os objetos do professor ao utilizar a tecnologia para ensinar e a absorção de conteúdo pelos alunos nesse processo. Depois, as escolas irão receber um relatório exclusivo mostrando quais recursos tecnológicos os professores estão usando para as aulas, como se dá o uso, resultados percebidos nos alunos por disciplina, ano e faixa etária. Segundo os organizadores do relatório, a ideia é fazer com que as instituições de ensino elaborem estratégias para o inovador e adequado pedagogicamente uso da tecnologia em aulas de diferentes professores. As conclusões desta primeira fase serão divulgadas no segundo semestre.
Fonte: Do R7


Comentários da notícia