Pós-doutorado em estudos da violência com bolsa da FAPESP

O Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP) divulga processo seletivo para oito vagas de pós-doutorado com bolsa da FAPESP oferecidas no âmbito do Programa Institucional de Pesquisa “Construindo a Democracia no Dia a Dia: Direitos Humanos, Violência e Confiança Institucional”. As inscrições podem ser feitas até 18 de março de 2019.

O objetivo do programa de pesquisa é analisar como a legitimidade de instituições fundamentais para a democracia é construída ou comprometida, explorando os contatos entre os cidadãos e os funcionários públicos de serviços em áreas representativas na cidade de São Paulo.

Espera-se que os bolsistas de pós-doutorado, de áreas como sociologia, ciência política, antropologia, psicologia social, estudos urbanos e direito, entre outras, conduzam a pesquisa teórica e empírica, além de outras atividades como organização de seminários, elaboração de artigos científicos, supervisão de alunos da graduação, disseminação dos resultados da pesquisa e cooperação com os projetos educacionais.

Coordenado pelo professor Sérgio França Adorno de Abreu, o programa será dividido em três eixos temáticos: 1) Legitimidade, violência, punição e democracia; 2) Estudos metodológicos direcionados a pesquisas sobre legitimidade, juventude, violência e cidades; 3) Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas.

As inscrições podem ser feitas enviando e-mail para nevselecao@gmail.com. As vagas e as bolsas terão duração de, no mínimo, um ano, com possibilidade de renovação. O início previsto é para maio de 2019.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2611.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.


Fonte: http://agencia.fapesp.br/pos-doutorado-em-estudos-da-violencia-com-bolsa-da-fapesp/29994/


Comentários da notícia