Ritmo de adoção de IoT segue acelerado em todo o mundo

Quase metade (46%) dos 841 executivos entrevistados pela CIO Survey 2019, pesquisa realizada recentemente pela Logicalis em 24 países, afirmam que suas empresas já estão usando Internet das Coisas (IoT). O número mostra o intenso ritmo de crescimento dessa tecnologia em todo o mundo, já que, há 12 meses, a mesma pesquisa mostrava que apenas 24% das empresas usavam soluções do tipo.

Os benefícios de negócios trazidos pela adoção, entretanto, ainda não estão tão claros – ou pelo menos não são unânimes. Segundo o estudo, 25% dos entrevistados entendem que as soluções de IoT aumentam a eficiência operacional, 23% enxergam melhoras nos produtos e serviços, 21% creem que podem melhorar o atendimento ao cliente, 18% apostam na criação de novos produtos e serviços e 14% acreditam em um melhor planejamento estratégico a partir dos dados trazidos por esses projetos.

Os números da CIO Survey fazem coro aos resultados mostrados pelo IoT Snapshot, também conduzido pela Logicalis, em outubro do ano passado. Com foco no mercado latino-americano, o estudo mostrou que, na região, 32% dos líderes de TI já adotaram ou estão em processo de adoção da internet das coisas. Outros 18% pretendiam iniciar a implementação nos 12 meses subsequentes à pesquisa, endossando a tendência de rápida disseminação da IoT também na América Latina.

A eficiência operacional também encabeça a lista de benefícios percebidos regionalmente – com 18% das respostas. Produtividade vem em segundo lugar (17%), seguida pela inovação (16%). A melhor experiência do cliente (15%), o suporte à tomada de decisão (10%) e a criação de novos produtos e serviços (5%) também aparecem na lista.

Mas as dificuldades na implementação também são compartilhadas por CIOs locais e globais. A CIO Survey 2019 mostra que, na prática, 25% estão colhendo os frutos dos investimentos realizados. “À medida que os projetos passam da fase de discussão de conceitos para a implantação como pilotos, os benefícios tornam-se mais evidentes – por outro lado, a aplicação prática de IoT também traz à tona questões importantes, como segurança da informação e a integração das soluções com o legado”, avalia Yassuki Takano, diretor de consultoria da Logicalis. “Além disso, é fundamental que os projetos, em especial a camada de analytics que os suportam, sejam desenhados e planejados de maneira alinhada com os objetivos estratégicos – só assim as iniciativas terão impacto relevante nos negócios.”


Fonte: https://cio.com.br/ritmo-de-adocao-de-iot-segue-acelerado-em-todo-o-mundo/


Comentários da notícia