Bons chefes desenvolvem empatia; veja como

17/01/2014 - Bons chefes desenvolvem empatia. Eles possuem algumas características em comum no ambiente de trabalho. Quer saber quais são? Confira A partir do momento que você conseguiu desenvolver a empatia, fica muito mais fácil criar relacionamentos verdadeiros e sinceros. Todo mundo já ouviu falar de um amigo ou conhecido que possui o “chefe dos sonhos”: compreensível, amável, paciente e estável. Muitos acreditam que esses tipos de líderes são fracos, sendo que, na verdade, chefes bons são essenciais para que uma empresa funcione na sua capacidade máxima. Ficou interessado? Então, conheça as 5 principais características que um bom líder deve cultivar para conseguir o melhor empenho de sua equipe: 1 – Empatia Muitos chefes insistem em ser simpáticos quando, na verdade, eles deveriam praticar a empatia. Ao invés de sentir dó por aqueles que trabalham com você, tente realmente incorporar o que essas pessoas estão sentindo e coloque-se no lugar delas. Empatia é o caminho para relações saudáveis e honestas. 2 – Boas relações A partir do momento que você conseguiu desenvolver a empatia, fica muito mais fácil criar relacionamentos verdadeiros e sinceros. Crie o hábito de, pelo menos a cada 15 dias, sentar e conversar com cada um dos seus funcionários. Descubra onde você pode ajudar eles e conheça o seu jeito de pensar e viver. Ao se aproximar das pessoas que trabalham com você, fica muito mais fácil contornar obstáculos e solucionar problemas em equipe. 3 – Atitude Invista em boas atitudes: ao agir de forma correta, humana e solidária, as pessoas irão se espelhar em você e vê-lo como um exemplo profissional a ser seguido. Porém, não tenha medo de ser verdadeiro: se você cometer um erro, ou não estiver se sentindo bem, não esconda isso dos outros. Isso não é fraqueza: é ser mais humano. 4 – Humanidade Mostrando que você também comete erros, você estará reforçando a sua imagem como um ser humano igual a todos os outros, que possui defeitos e falhas. Além disso, entender e aceitar os erros dos outros também é essencial para ser um bom líder: nunca se esqueça que deslizes podem acontecer, e você deve estar preparado para digeri-los e partir para a próxima, sem ressentimento. 5 – Confiança Sem confiança, é muito difícil que a sua equipe traga bons resultados. Construa um ambiente confortável para que, assim, todos se sintam à vontade para compartilhar as suas ideias e problemas. Desenvolva não só a confiança entre você e seus funcionários, mas entre todos da equipe.
Fonte: Universia Brasil


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