Fórum em São Paulo debaterá competências socioemocionais na escola

21/03/2014 - Na próxima segunda-feira e terça-feira (24 e 25 de março), em São Paulo, o Instituto Ayrton Senna (IAS) apresentará durante o Fórum Internacional de Políticas Públicas um projeto que analisa as atitudes das pessoas diante desafios. O encontro reunirá ministros, educadores e gestores públicos de diversos países para discutir a importância das habilidades e competências socioemocionais no contexto escolar. O projeto, que será apresentado no fórum, foi criado com base nas respostas de quase 25 mil alunos dos ensinos fundamental e médio Rio de Janeiro, e revela que competências como responsabilidade, autoestima e estabilidade emocional são essenciais para o sucesso escolar. De acordo com a analista de Avaliação e Desenvolvimento do IAS, Daniela Arai, é importante estimular essas competências desde a infância, principalmente em período escolar, a lidar com os desafios. "As competências socioemocionais são tão importantes quanto aprender português e matemática, por exemplo, e isso vai determinar o que nos tornaremos no futuro." A analista afirma também que essas competências não tem relação direta com o nível socioeconômico das famílias. "Os pais precisam entender o papel fundamental que têm na vida de seus filhos, e isso independe de questões financeiras. Esse estímulo refletirá até mesmo no desempenho profissional", completa Daniela Arai. James Heckman, prêmio Nobel de Economia, virá ao Brasil para participar do fórum. “Nos últimos 50 anos, por causa da indústria de testes e do foco em resultados padronizados, boa parte das políticas educacionais foi direcionada por avaliações de desempenho, que essencialmente nos dizem qual o índice de acertos”, afirma. Confira a programação do evento: 24/3 - Segunda-feira Coordenadores: José Henrique Paim (Ministro da Educação, Brasil); Yves Leterme (Secretário Geral Delegado, OCDE); e Viviane Senna (Presidente do Instituto Ayrton Senna). Fórum de ministros (sessão fechada) 9:00 – 9:15: Introdução 9:15 – 9:45: Keynote James Heckman (U-Chicago) 9:45 – 10:00: Contexto OCDE 10:00 – 10:45: Mesa redonda: Entendendo as competências que importam Ministros e altos representantes 10:45 – 11:00: Coffee break 11:00 – 11:45: Mesa redonda: Desenvolvendo competências para sucesso na 11:45 – 12:30: Mesa redonda: Assegurando a coerência política 12:30 – 13:00: Conclusões e Reflexões Fórum de Gestores (Sessão aberta) Coordenadora: Viviane Senna (Presidente do Instituto Ayrton Senna ) 15h00– 15h15: Introdução 15h15– 15h45: Debate: Competências fundamentais para o sucesso futuro de crianças e jovens 15h45– 16h45: Mesa-redonda: Líderes de importantes iniciativas em educação 16h45– 17h15: Coffee break 17h15– 18h00: Mesa-redonda: secretários de Educação e diretores de sistemas educativos 18h00– 18h30: Conclusões 18h30– 19h00 Exibição da prévia do documentário O Futuro da Educação 19h00-20h00: Coquetel com todos os participantes 25/3 - Terça-feira Fórum de pesquisadores (Sessão aberta) Coordenador da mesa: José Francisco Soares (Presidente do INEP, Brasil) 9h00 – 9h30: Introdução 9h30 – 10h30: Debate de pesquisadores 1: identificação e desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso de crianças e jovens 10h30– 10h45: Coffee break 10h45– 11h45: Debate de pesquisadores 2: avaliação de competências que importam 11h45– 12h45: Debate de pesquisadores 3: agenda de pesquisa Filip de Fruyt (U-Ghent) 12h30– 13h00: Conclusões Coordenador da mesa e Dirk Debate de conclusão (Sessão aberta) Coordenador da mesa: Dirk Van Damme (Diretoria de Educação e Competências, OCDE) 15h00– 15h15: Introdução Coordenador da mesa 15h15– 15h45: Apresentação do livro “Uma Questão de Caráter” Paul Tough (jornalista) 15h45– 16h15: Coffee break 16h15– 17h00: Mesa redonda: Em direção a uma abordagem plena do desenvolvimento de competências 17h00– 18h00: Conclusões do Fórum Internacional de Políticas Públicas e agenda para o futuro
Fonte: Correio Braziliense Online - Brasília/DF


Comentários da notícia