Acesso rápido
  • Home
  • »
  • CM News
  • »
  • Mais de 80% da verba de T&D das empresas é destinada para desenvolver líderes

CM News -

Mais de 80% da verba de T&D das empresas é destinada para desenvolver líderes


25/03/2014 - Resultado apontado na pesquisa “O Retrato do Treinamento no Brasil 2013/2014”, confirma a opinião do especialista em desenvolvimento de pessoas, Alfredo Castro: “Liderança ainda é uma matéria que se aprende na vida, não na faculdade”

Desenvolver lideranças continua sendo uma grande preocupação das empresas. É isso que apontou a pesquisa “O Retrato do Treinamento no Brasil 2013/2014”, organizada pela MOT, realizada pela ABTD e publicada pela Revista T&D Inteligência Corporativa. Segundo o levantamento, para cada quatro entre cinco empresas pesquisadas, esse tema é prioritário em 2014, mostrando uma tendência que se consolida nos últimos anos.

“Isto se mantém porque não existe no mercado um curso específico de liderança. Existem cursos de administração, engenharia, contabilidade e muitos outros, mas nenhum inclui no currículo disciplinas ligadas à liderança, um assunto tão importante no cotidiano profissional”, pondera Alfredo Castro, sócio-diretor da MOT, especialista em desenvolvimento de pessoas. “Liderança ainda é uma matéria que se aprende na vida, não na faculdade”, lamenta.

As empresas querem treinar lideranças em eventos, preferencialmente, presenciais. Segundo Castro, isso acontece porque, com a proliferação das novas tecnologias, há um estímulo do trabalho individual, realizado remotamente. “As pessoas trabalham mais sozinhas e, quando se reúnem, não sabem como liderar uma equipe”, avalia.

Na opinião dele, o ponto central a ser abordado nesses treinamentos é como a nova geração Y tem liderado pessoas de gerações anteriores que convivem no mesmo ambiente de trabalho. “Os parâmetros e as crenças são diferentes e é preciso aprender a lidar com essa diferença”, diz.

O especialista afirma que tem aumentado a demanda por treinamentos de liderança na MOT, mas que a empresa também tem mudado a forma de atuar. Agora, a estratégia é ajudar o profissional a aprender, treinando a percepção dele, sem dar uma resposta única para cada situação. O objetivo, afirma, é tornar o profissional apto a acessar as informações e implementá-las em sua prática.

“O líder ideal é aquele que sabe liderar a si mesmo, sua equipe e o negócio ao mesmo tempo”, explica. De acordo com o especialista, as características mais importantes de um líder são a visão de curto e longo prazo; a capacidade de não ser precipitado ao tomar decisões; manter o interesse das pessoas na empresa em que trabalham e dominar as mídias existentes.

Sobre a MOT

A MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial – é uma empresa de soluções em treinamento, desenvolvimento e gestão de pessoas. Desenvolve programas, palestras, projetos e processos de mudança para levar seus clientes – empresas dos mais variados segmentos – a conquistar competitividade e excelência de desempenho em seus mercados. Formada por uma equipe de cerca de dez profissionais, a MOT é liderada pelos diretores-sócios Alfredo Castro e Valéria José Maria.

Sobre Alfredo Castro

Um especialista em gestão, consultor, autor e palestrante internacional. Assim pode ser definido Alfredo Castro, profissional com formação multidisciplinar (Finanças, Recursos Humanos, Marketing e Liderança), com uma trajetória profissional em vários países e em segmentos diferenciados.

Castro é Presidente da MOT Training and Development (USA) e membro do Advisory Committee da ASTD (American Society for Training and Development), em Washington, e atua como conselheiro no Brasil e no exterior. É também diretor técnico da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento - e membro de comissões do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Além de realizar palestras sobre Liderança, Storytelling, Novas Gerações e Gestão Empresarial (em três idiomas), atua também como professor de cursos de MBA da FIA/USP, além de prestar consultoria pela MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial, da qual é diretor-sócio.

Informações para a imprensa

Em Pauta Comunicação

(11) 3567-7854 / 3567-7855

Simone Valente – (11) 97666-7022 - simone@empautacomunicacao.com.br

Cristina Thomaz – (11) 7754-7386 – ID 13*9345 – cristina@empautacomunicacao.com.br


Fonte: Maxpress - São Paulo/SP

Indique esta páginaIndique esta página Abrir a versão para impressãoImprimir

Onde Estamos

Marília - SP (Sede)

Rua Coronel José Braz,1443  - CEP 17.502-010 - Fone: (14) 3402-3333  - Fax: (14) 3402-3331 - diretoria@cmconsultoria.com.br

Brasília - DF

SC/Norte-Quadra 05, Bloco A, sl. 1022 à 1025 - Ed. Brasília Shopping -CEP 70.715-900- Fone/Fax: (61) 3328-7305 - brasilia@cmconsultoria.com.br

CM Consultoria
CM Consultoria 2009 - Todos os direitos reservados Pagina Inicial Contato