Contempla a integração do marketing à estratégia institucional (endomarketing e composto de comunicação), tendo como base: diferenciais competitivos e oferta de valor para enfrentamento da concorrência. Trabalha-se responsabilidade social, precificação estratégica, segmentação, posicionamento, atendimento discente e análise de portfolio, da imagem e da marca institucional.


1. Programa de Marketing e Estratégia

• Engloba análise, planejamento, implementação e controle de ações de relacionamento e de comunicação (foco, posicionamento, segmentação e oferta de valor), para captação e retenção.
• Análise estratégica da competitividade, sustentabilidade, satisfação dos clientes internos e externos.
• Definição de estratégicas de comunicação da oferta de valor e dos diferenciais competitivos.
• Adoção do Marketing de Relacionamento e Endomarketing e fortalecimento da imagem e da marca.


2. Programa de Endomarketing

• Adoção de um conjunto de métodos e técnicas para ampliação do nível de efetividade e interesse dos clientes internos, incluindo motivação, sentido de pertença e compromisso com as tarefas.
• Definição de mecanismos para gerenciamento de acordo com as necessidades institucionais e de seus colaboradores, visando a eficiência administrativa e acadêmica.


3. Precificação Estratégica

• Trabalho que equaciona a estrutura de custos atual com as possibilidades de geração de receitas.
• Considera o balanceamento entre custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.
• Estabelece ponto de equilíbrio (IES/área/curso/turma) e formas de ajustes.
• Ajusta ticket médio praticado em cada modalidade para aumentar a competitividade.
• Trabalha fatores passiveis de redução da inadimplência.
• (Re) formula política de bolsas e descontos, visando atratividade com rentabilidade.


4. Programa de Relacionamento com os Discentes

• Ancorado na redução de taxas de ociosidade, evasão e inadimplência mediante planos de intervenção e melhoria.
• Trabalha-se o (re) direcionamento de atividades internas às demandas de alunos e a ampliação do conceito de cursos e programas como produtos, atratividade e diferenciais competitivos percebidos.
• Busca-se a compreensão da dinâmica da concorrência para ações proativas e melhoria no sistema de atendimento – presencial, virtual, telefone, e-mail, chat e redes sociais.


5. Programa de Responsabilidade Social

• Documento delineado a partir da estrutura, identidade, caracterização e políticas institucionais, abrangendo as vertentes: Inclusão social, digital, defesa e promoção dos direitos humanos, igualdade étnico-racial e mobilização social e promoção da saúde.
• Viabilização de ações institucionais integradas á produção artística, patrimônio e memória cultural e desenvolvimento econômico e social da área de abrangência da Instituição.


        

Nome: 

Email:

Telefone: 

Instituição/Empresa: 

Cargo/Função: 

Mensagem/Solicitação: 

 

Contempla a integração do marketing à estratégia institucional (endomarketing e composto de comunicação), tendo como base: diferenciais competitivos e oferta de valor para enfrentamento da concorrência. Trabalha-se responsabilidade social, precificação estratégica, segmentação, posicionamento, atendimento discente e análise de portfolio, da imagem e da marca institucional.


1. Programa de Marketing e Estratégia

• Engloba análise, planejamento, implementação e controle de ações de relacionamento e de comunicação (foco, posicionamento, segmentação e oferta de valor), para captação e retenção.
• Análise estratégica da competitividade, sustentabilidade, satisfação dos clientes internos e externos.
• Definição de estratégicas de comunicação da oferta de valor e dos diferenciais competitivos.
• Adoção do Marketing de Relacionamento e Endomarketing e fortalecimento da imagem e da marca.


2. Programa de Endomarketing

• Adoção de um conjunto de métodos e técnicas para ampliação do nível de efetividade e interesse dos clientes internos, incluindo motivação, sentido de pertença e compromisso com as tarefas.
• Definição de mecanismos para gerenciamento de acordo com as necessidades institucionais e de seus colaboradores, visando a eficiência administrativa e acadêmica.


3. Precificação Estratégica

• Trabalho que equaciona a estrutura de custos atual com as possibilidades de geração de receitas.
• Considera o balanceamento entre custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.
• Estabelece ponto de equilíbrio (IES/área/curso/turma) e formas de ajustes.
• Ajusta ticket médio praticado em cada modalidade para aumentar a competitividade.
• Trabalha fatores passiveis de redução da inadimplência.
• (Re) formula política de bolsas e descontos, visando atratividade com rentabilidade.


4. Programa de Relacionamento com os Discentes

• Ancorado na redução de taxas de ociosidade, evasão e inadimplência mediante planos de intervenção e melhoria.
• Trabalha-se o (re) direcionamento de atividades internas às demandas de alunos e a ampliação do conceito de cursos e programas como produtos, atratividade e diferenciais competitivos percebidos.
• Busca-se a compreensão da dinâmica da concorrência para ações proativas e melhoria no sistema de atendimento – presencial, virtual, telefone, e-mail, chat e redes sociais.


5. Programa de Responsabilidade Social

• Documento delineado a partir da estrutura, identidade, caracterização e políticas institucionais, abrangendo as vertentes: Inclusão social, digital, defesa e promoção dos direitos humanos, igualdade étnico-racial e mobilização social e promoção da saúde.
• Viabilização de ações institucionais integradas á produção artística, patrimônio e memória cultural e desenvolvimento econômico e social da área de abrangência da Instituição.


        

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