Contempla estudos de mercado e análises competitivas de cenários para planejamento da expansão e reposicionamento institucional, delineamento de planos de negócios e de investimentos, captação de recursos e planejamento estratégico para Mantenedoras e Mantidas, além de atuação em processos de negociação (aquisições, vendas, fusões e incorporações).


1. Estudos de Mercado

• Análise minuciosa das variáveis e indicadores estratégicos relativos ao cenário da educação superior das regiões de interesse.
• Avaliação dos aspectos econômico-sociais: demográficos, classes sociais e perfil econômico regional.
• Integra mão de obra e perspectivas de investimentos regionais para os diversos segmentos.


2. Análise Competitiva de Cenários

• Estudos sobre as forças que moldam a competitividade na educação superior, considerando cenários (local, regional, estadual).
• Análise de demandas/clientes: evolução/declínio, segmentação e formação profissional.
• Avaliação dos produtos/serviços substitutos.
• Levantamento dos fornecedores e poder de negociação.
• Mensuração dos compradores: poder de negociação dos clientes.


3. Planejamento da Expansão

• Estudo de novas áreas de atuação e orientação voltada aos macros objetivos institucionais.
• Caracterização da localidade e da amplitude regional (setorizada, difusa, vertical e horizontal).
• Configuração de segmentos- alvos, concorrentes e convergência/divergência de recursos.


4. Planos de Negócios

• Pensado a partir da tipologia da Instituição/negócio, abrangendo identidade, modelo de oferta, margem e ganhos e recursos. Delineado para segmentos-alvo específicos: graduação tradicional, tecnológica, EaD, pós-graduação, ensino técnico, entre outras.
• Contempla nove componentes essenciais: segmentos de clientes, proposta de valor, canais de comunicação, relacionamento com clientes, fontes de receitas, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custos.


5. Planos de investimentos e Otimização dos Recursos

• Visa redirecionamento de investimentos e definição de mecanismos para captação e alocação de recursos com foco na sustentabilidade financeira da IES.
• Permite adequação institucional para transformação dos cursos e programas em unidades de resultados, direcionamento de metas para redução da inadimplência e integralização de não receita.


6. Planejamento Estratégico

• Delineado a partir da identidade institucional, repensando missão, visão, princípios e valores, ampla análise ambiental interna e externa, identificando vantagens e desvantagens competitivas  para formulação estratégica: objetivos, metas, ações e indicadores.
• Permite análise e configuração do posicionamento estratégico e estabelecimento de diferenciais competitivos e oferta de valor.


        

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Contempla estudos de mercado e análises competitivas de cenários para planejamento da expansão e reposicionamento institucional, delineamento de planos de negócios e de investimentos, captação de recursos e planejamento estratégico para Mantenedoras e Mantidas, além de atuação em processos de negociação (aquisições, vendas, fusões e incorporações).


1. Estudos de Mercado

• Análise minuciosa das variáveis e indicadores estratégicos relativos ao cenário da educação superior das regiões de interesse.
• Avaliação dos aspectos econômico-sociais: demográficos, classes sociais e perfil econômico regional.
• Integra mão de obra e perspectivas de investimentos regionais para os diversos segmentos.


2. Análise Competitiva de Cenários

• Estudos sobre as forças que moldam a competitividade na educação superior, considerando cenários (local, regional, estadual).
• Análise de demandas/clientes: evolução/declínio, segmentação e formação profissional.
• Avaliação dos produtos/serviços substitutos.
• Levantamento dos fornecedores e poder de negociação.
• Mensuração dos compradores: poder de negociação dos clientes.


3. Planejamento da Expansão

• Estudo de novas áreas de atuação e orientação voltada aos macros objetivos institucionais.
• Caracterização da localidade e da amplitude regional (setorizada, difusa, vertical e horizontal).
• Configuração de segmentos- alvos, concorrentes e convergência/divergência de recursos.


4. Planos de Negócios

• Pensado a partir da tipologia da Instituição/negócio, abrangendo identidade, modelo de oferta, margem e ganhos e recursos. Delineado para segmentos-alvo específicos: graduação tradicional, tecnológica, EaD, pós-graduação, ensino técnico, entre outras.
• Contempla nove componentes essenciais: segmentos de clientes, proposta de valor, canais de comunicação, relacionamento com clientes, fontes de receitas, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custos.


5. Planos de investimentos e Otimização dos Recursos

• Visa redirecionamento de investimentos e definição de mecanismos para captação e alocação de recursos com foco na sustentabilidade financeira da IES.
• Permite adequação institucional para transformação dos cursos e programas em unidades de resultados, direcionamento de metas para redução da inadimplência e integralização de não receita.


6. Planejamento Estratégico

• Delineado a partir da identidade institucional, repensando missão, visão, princípios e valores, ampla análise ambiental interna e externa, identificando vantagens e desvantagens competitivas  para formulação estratégica: objetivos, metas, ações e indicadores.
• Permite análise e configuração do posicionamento estratégico e estabelecimento de diferenciais competitivos e oferta de valor.


        

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